sábado, 22 de setembro de 2012

ALISTAMENTO PARA A GUERRA DO PRATA (1848)


AUTOR
MARECHAL JOÃO PAULO DOS SANTOS BARRETO
ORIGEM
MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS DA GUERRA
DESTINO
OFÍCIO CIRCULAR RESERVADO
DATA
29 de junho de 1848
REGIÕES DE INTERESSE
BRASIL; TODAS AS PROVÍNCIAS BRASILEIRAS
TEMA
GUERRA DO PRATA OU CONTRA ORIBE E ROSAS – RECRUTAMENTO DE SOLDADOS PARA A GUERRA QUE SE APROXIMA.
RESUMO:

              O Ministro da Guerra informa que o Imperador ordena a todas as províncias que iniciem o processo de recrutamento para o Exército, visto a proximidade de rebentar uma guerra pelo lado da província de São Pedro do Sul e que o mesmo autoriza os gastos extraordinários para tal.

Assinatura de João Paulo dos Santos Barreto, Ministro da Guerra.




TRANSCRIÇÃO


Reservado
                                                                                  Illmo Exmo Snr.
Havendo probabilidade de que haja proximamente rompimento de guerra externa, pelo lado da Província de S. Pedro do Sul, e achando-se o nosso Exército extremamente reduzido pelas escusas, deserções e mortes q tem ocorrido; Manda Sua Magestade O Imperador Ordenar a V. Exa que, empregando todos os meios legaes, e a mais efficaz energia, faça activar o recrutamento nessa Provincia, procedendo-se de modo, que não sejaõ nelle comprehendidos os indivíduos, que a seu favor tiverem as isenções que a Lei lhes autorga.
V. Exa comprehenderá bem a urgência da remessa dos recrutas, que se forem ahi apurado, por que della resulta a consevação da integridade do Imperio, e da honra Nacional; e para se obter tal resultado, fica V. Exa autorizado para fazer a despeza extraordinária que for indispensável.         Deos Guarde V. Exa.
Palacio do Rio de Janeiro em 29 de junho de 1848

José Paulo dos Santos Barreto

Sr. Prezidente da Provincia do Piauhy

JOÃO PAULO DOS SANTOS BARRETO

João Paulo dos Santos Barreto,  militar brasileiro nascido no Rio de Janeiro a 28 de abril de 1788. Sua carreira militar chegou até o posto de Marechal de Campo. Foi por duas vezes ministro interino da Marinha do Brasil, de 16 de janeiro a 14 de março de 1835 e de 17 a 22 de maio de 1847, e três vezes ministro da Guerra, de 16 de janeiro a 15 de março de 1835 (no período regencial), de 2 a 22 de maio de 1846, e de 31 de maio de 1848 a 29 de setembro do mesmo ano (durante o segundo reinado). Faleceu em 1864.
 
HISTÓRICO
Trata-se da Guerra do Prata, também conhecida como Guerra contra Oribe e Rosas. Mais uma vez o desejo argentino de ter Uruguai e Paraguai em sua esfera de influência e recriar o antigo Vice-reinado do Prata dava ensejo a instabilidade na região. A ascensão de Juan Manuel de Rosas como ditador argentino e a guerra civil no Uruguai foram os ingredientes necessários para que estourasse o conflito em agosto de 1851. Os combates ocorreram em terras uruguaias, tendo de um lado a Aliança formada pelo Império do Brasil, Uruguai e as províncias rebeldes argentinas de Entre Rios e Corrientes; do outro as forças da Confederação Argentina.A Guerra do Prata terminou em fevereiro de 1852 com a vitória aliada na Batalha de Monte Caseros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário