sexta-feira, 27 de abril de 2012

ATENTADO CONTRA O GOVERNADOR DA CAPITANIA DE PERNAMBUCO (1820)


AUTOR
LUIZ DO REGO BARRETO, GENERAL
ORIGEM
GOVERNO DE PERNAMBUCO
DESTINO
SR. ELIAS JOZE RIBEIRO DE CARVALHO
DATA
05 de dezembro de 1820
REGIÕES DE INTERESSE
BRASIL, PERNAMBUCO E PIAUÍ
TEMA
ATENTADO CONTRA O GOVERNADOR DE PERNAMBUCO
RESUMO:

              O Governador da Província de Pernambuco informa ao Governador da Província do Piauí sobre atentado que sofrera e a tentativa de subverter a ordem, alertando-o sobre medidas para manter a segurança pública.

Assinatura do Luiz do Rego Barreto




 Página 1
 Página 2


TRANSCRIÇÃO

1° página
Ilmo Snr
Participo a V. Sa. foi aqui descuberta huma conjuração tramada contra a minha vida, e de alguns funccionários públicos que devia rebentar na noute do dia quarta feira 29 proximo passado mez de Novembro; e a cuja cconsequênciadevia seguir-se a total sublevação da ordem publica.
            O principal auctor della Antonio de Moraes Corrêa, Coronel, homem de vida utrajada, familiarizado com os crimes pelo que já tivera hum degredo para Angola, e huma prizaõ durante mezes na Ilha de Sta. Catharina, associou a si dois homens desmoralizados, hum o Alferes Lisboa e outro hum tal Botelho, homem ignóbil, apenas conhecido por huma vida devassa, e abominável. Estes e mais alguns por meio de seducçaõ induzirão outros que podiaõ pelas circunstancias ajudar com forças tão nefando projecto, cujo principal fim era a minha morte, e a do Secretario do Governo, a prizaõ, e processo sumario no dia seguinte dos indivíduos que tivessem mostrado adherenciaá minha pessoa, finalmente huma completa
2° página
rapina durante quarenta e sete horas.
            Isto basta para conceberem-se os horrores que ameaeaçaõ esta Capitania que Deos Salvou por sua infinita bondade.
            Os principaes auctores estão em segurança e se procede contra elles na próxima as Leys prescrevem.
            Em consequência deste soccesso V Sa verá se convem tomar todas as medidas para manter a segurança publica contra as tentativas dos malvados.
            Deos Guarde V Sa. Recife 5 de Dezembro de 1820.

Illmo Senr Elias Joze Ribeiro de Carvalho

General Luís do Rego Barreto
Nasceu em Viana do Castelo, Portugal, a 28 de Outubro de 1777. Primeiro visconde de Geraz do Lima e mais conhecido por General Luís do Rego, foi um militar e administrador colonial português que se distinguiu no combate às invasões francesas.
Foi graduado Major de Infantaria n.º 9, por D. João VI, tendo criado o Batalhão de Caçadores n.º 4. Combateu por diversas vezes com o Batalhão de Caçadores no Buçaco, Castelo Rodrigo e Linhas de Torres. Após ter combatido na Batalha dos Arapiles, na Batalha de Vitória e no assalto a San Sebastian, Barreto foi destacado para o Brasil onde criou a Divisão dos Voluntários Leais de El-Rei. Ao comando desta Divisão, derrotou uma insurreição republicana federalista em Pernambuco, onde foi governador geral de 1 de Julho de 1817 a 5 de Outubro de 1821.
Após a proclamação da Constituição de 1820, já no posto de general, Luís do Rego Barreto faz jurar a nova lei fundamental do Brasil. Naquele ano foi ferido num atentado e regressou a Portugal. Em 1822 foi nomeado para o cargo de Governador das Armas do Minho. Em 1823 foi derrotado por um levante absolutista em Amarante, liderado pelo General Silveira .
Após a Vilafrancada, insurreição liderada pelo Infante D. Miguel de Portugal em Vila Franca de Xira a 27 de Maio de 1823, Luís Barreto foi deportado e reformado. No entanto, durante a regência de D. Isabel Maria, assume o posto de tenente-general, regressando ao Brasil. Ao voltar a Portugal, Luís do Rego foi preso por D. Miguel, mas conseguiu evadir-se e fugir para Espanha, só voltando após a Convenção de Évora-Monte.
Em 1834 foi nomeado novamente Governador das Armas do Minho, e vogal do Supremo Conselho de Justiça Militar. Faleceu em 7 de Setembro de 1840.

Nenhum comentário:

Postar um comentário