domingo, 27 de maio de 2012

EXEMPLARES DA CONSTITUIÇÃO/ INSUBORDINAÇÃO NO CEARÁ/ ASSASSINATO DO PRESIDENTE DA BAHIA (1830)


AUTOR
JOÃO JOSÉ DE GUIMARÃES E SILVA
ORIGEM
PRESIDENTE DA POVÍNCIA DO PIAUÍ
DESTINO
PRESIDENTE DA PROVÍNCIA DO MARANHÃO
DATA
14 de abril de 1830
REGIÕES DE INTERESSE
BRASIL, PROVÍNCIAS DO PIAUÍ E MARANHÃO
TEMA
EXEMPLARES DA CONSTITUIÇÃO/ INSUBORDINAÇÃO NO CEARÁ/ ASSASSINATO DO PRESIDENTE DA BAHIA /
RESUMO:

              Ofício do Presidentes da Províncias do Piauí ao Presidente da Província do Maranhão, agradecendo a remessa de nove exemplares da Constituição (conforme solicitação); informa que não produziu efeito a anunciada tentativa de inquietos no Ceará e informa sobre o assassinato do Presidente da Província da Bahia.

Assina: João Jozé de Guimarães e Silva.






TRANSCRIÇÃO

Com o Officio N° 4 de 20 de Fevereiro próximo passado, tive a honra de receber os nove Exemplares da Constituiçaõ do Imperio, q pedi a V. Exa. , e espero que se conclua a reimpressão das Leis das Camaras Municipaes, dos Juizes de Paz, de que muito aqui se necessita para governo dos respectivos empregados nas differentes villas desta província.
                Quanto devo agradeço a V. Exa. a mercê da presente, e, já bem , da futura remessa que me promette em tempo oportuno; por q. isso me fiará em termos de poder arraigar, como convem, o Systema Constitucional que felizmente nos rege.
                Nada produzio com effeito a enunciada tentativa dos inquietos do Ceará; mas o horrendo crime da Bahia, aonde acaba de ser cruelmente assassinada a primeira Auctoridade daquella Provincia, He a peior noticia que agora dou a V. Exa.
                O Piauhy goza de socêgo Público, e nelle, assim como em outra qualquer parte, estarei sempre prompto para executar as Ordens de V. Exa.
                Deos Guarde V. Exa. Palacio do Govêrno em Oeiras
14 d’Abril de 1830.
Illmo. Exmo Sñr. Candido Jozé de Araujo Vianna
João Jozé Guimarães e Silva


JOÃO JOSÉ DE GUIMARÃES E SILVA

(s.d. — 19 de fevereiro de 1831)
Foi político brasileiro, presidente da província do Piauí, de 1829 a 7 de fevereiro de 1831.

CÂNDIDO JOSÉ DE ARAUJO VIANA

Primeiro e único Visconde com grandeza e Marquês de Sapucaí. Nasceu em Congonhas de Sabará, Nova Lima, a 15 de setembro de 1793.
Formou-se bacharel em direito e foi deputado constituinte em 1823 e deputado geral representando Minas Gerais por três mandatos. Exerceu a presidência das províncias de Alagoas e do Maranhão. Foi ainda procurador da coroa, fiscal do tesouro e ministro do Supremo Tribunal de Justiça, ministro da fazenda e nomeado membro extraordinário do Conselho de Estado a partir da data de sua criação.
Foi um juiz de fora, desembargador.
Foi ministro da fazenda e ministro da justiça, conselheiro de estado, deputado geral, presidente de província e senador de 1840 a 1875, eleito pela província de Minas Gerais. Ocupou a presidência do senado de 1851 a 1853.
Em 1839, foi nomeado mestre de literatura e ciências positivas de D. Pedro II (então herdeiro do trono); posteriormente, também cuidou da educação da Princesa Isabel. Como Ministro do Império no segundo Gabinete conservador (1841-1843), referendou a lei que dava aos senadores o solene tratamento de "Sua Excelência".
Condecorado como dignitário da Imperial Ordem de Cristo e da Rosa, além de grã-cruz da Ordem da Torre e Espada e da Legião de Honra. Recebeu do imperador o título de visconde em 1854 e de marquês em 1872. Era do Conselho de Sua Majestade, Gentil-Homem da Imperial Câmara e Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial.
Faleceu no Rio de Janeiro a 23 de janeiro de 1875.


Nenhum comentário:

Postar um comentário